Finding of Razor Clam in the Azores! Descoberta de Lingueirão nos Açores: GEO + Naturalist
The Naturalist - Science & Tourism team in partnership with GEO discovered the first population of Razor Clams (Solen marginatus) in the Azores! Right in the bay of Praia da Vitória, on Terceira Island. The discovery took place during the Azores Expedition 2023 by GEO - Grupo de Estudos Oceânicos. Alongside the famous clams from the Caldeira de Santo Cristo, Limpets, and Periwinkles, whose feasibility for harvesting is not yet being studied by the Regional Government of the Azores, this could become a unique delicacy, subject to exploitation and an alternative for commercial harvesting in the region, if properly regulated. More studies are therefore urgently needed to ensure its protection from illegal harvesting.
Participámos na descoberta de uma população de Lingueirão (Solen marginatus) na baía da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, nos Açores. A descoberta ocorreu durante a Expedição Açores 2023 do Grupo de Estudos Oceânicos. A par com as famosas ameijoas da Caldeira de Santo Cristo, as Lapas e o Caramujo, cuja viabilidade de exploração está agora a ser estudada pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Pescas, esta poderá vir a ser uma iguaria única, alvo de exploração e alternativa para a atividade de apanha comercial na região, se devidamente regulamentada.
Veja o vídeo que preparámos para si.
A descoberta foi feita pelo Prof. Alberto Machado, fundador do Grupo de Estudos Oceânicos durante a expedição "Açores 2023", que em parceria com a STARTUP MARE Naturalist - Ciência e Turismo, e em colaboração com o OKEANOS, Universidade dos Açores estão empenhados na coordenação dos trabalhos de mapeamento e viabilidade de exploração da espécie.
Neste sentido, foi já submetida uma publicação científica com os resultados da campanha inicial, e avançada uma proposta ao Governo Regional para financiamento de um estudo relativo à sua distribuição e abundância, que permita apoiar a tomada de medidas de gestão para uma exploração sustentável. Alerta-se que até nova informação a apanha é interdita.
Descarregue imagens para imprensa em ZIP
[As imagens podem ser usadas para fins não comerciais se referenciada a sua autoria e enviado um email a comunicar a sua utilização.]
A equipe responsável, da direita para a esquerda, Daniel Machado (GEO), Alberto Machado (GEO), José Nuno Gomes-Pereira (Naturalist - Science & Tourism)
Prof. Alberto Machado segurando um exemplar de Lingueirão recém descoberto na Praia da Vitória, Ilha Terceira.
Aberturas típicas no fundo do mar que permitem identificar a espécie.
Comments